Ministério da Saúde
Secretaria de Vigilância em Saúde
Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis
Orientações sobre as técnicas de administração e a NÃO indicação de aspiração no momento da administração de vacina pela via intramuscular.
Senhor Coordenador,
Considerando a realização da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e a ocorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), em que medidas de proteção vêm sendo adotadas, no sentido de evitar aglomerações humanas e o risco a transmissão dessa doença entre as pessoas.
Encaminho, em anexo, documento que trata das “Orientações sobre as técnicas de administração e a NÃO indicação de aspiração no momento da administração de vacina pela via intramuscular”, com o objetivo de auxiliar os profissionais das salas de vacina na administração da vacina e desta forma tornar o atendimento mais rápido para a população alvo.
Solicito ampla divulgação do documento na rede de serviços de saúde.
RODRIGO FABIANO DO CARMO SAID
Diretor Substituto do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis
Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Fabiano do Carmo Said, Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Substituto(a), em 27/03/2020, às 17:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015; e art. 8º, da Portaria nº 900 de 31 de Março de 2017.
ANEXO
ORIENTAÇÕES QUANTO À APLICAÇÃO DE VACINA INTRAMUSCULAR E A NÃO INDICAÇÃO DE ASPIRAÇÃO
Fonte: https://sei.saude.gov.br